blog do Bem!


Feliz Dia das Mães

Olá amigos do Bem!

Deixo aqui uma homenagem a minha e a todas as mães.

Abraços, Feliz Dia das Mães!

Marcos Aranha ü

Mãe, te conheci bem antes de você poder ver meu rosto e eu o seu.

Lá no seu útero, no bem quentinho, escurinho, sem preocupações, bem alimentado, bem cuidado, eu só entendia o mundo através das suas pulsações e do rítmo do seu coração, que se alteravam com seus pensamentos e sentimentos. Aprendemos a nos comunicar sem a necessidade das palavras, através do amor. Desde aqueles primeiros momentos aprendi que na vida devemos saber receber o melhor dos outros, a confiar nos outros, a se entregar ao desconhecido, a estar aberto a tudo, a receber com amor o que nos está sendo ofertado e oferecer nosso melhor em troca.

Na minha infância cresci observando um Ser feminino nos seus vários papéis: mulher, esposa, profissional, chefe, líder, voluntária, educadora, motorista, parceira, amiga, companheira de viagens, médica, enfermeira, confidente, filha, neta, banqueteira, avó. Aprendi que é importante ser natural, honesto, verdadeiro, persistente, criativo, espiritualizado, amável, forte, frágil, corajoso, medroso, humilde, seguro, assertivo, carinhoso. De todos, selecionei para mim o melhor papel e todos os valores, o que eu mais gosto, que é o de minha mãe, amorosa.

Na minha vida precisei de você muitas vezes e sempre você esteve lá, até mesmo quando nada podia entender o que eu estava vivenciando. Meus fracassos: primeiro fora de namorada, a morte do meu primeiro amigo, o pau que levei no colégio, as finais dos muitos campeonatos de esportes, minhas mudanças para outros países, a perda do primeiro filho, o fim do meu casamento, o fim da minha primeira empresa. Meus sucessos, graças a Deus,  incontáveis, entre eles ter amigos, ser do Bem, do amor e da família. Apesar da razão pouco compreender o que acontecia muitas vezes, o seu coração sempre soube, sabiamente, aconselhar-me.

Sem você eu não poderia estar aqui. Talvez eu devesse ter dito algo, feito algo. Se esqueci, agora digo que te amo muito, você é um Ser lindo e importante para mim.

Querida Mãe, neste domingo você estará aí em Araçatuba, longe daqui de casa, mas saiba que sempre será minha mãe aqui no meu coração, onde quer que esteja, neste mundo ou em outro.

Obrigado por ter dado a oportunidade de estar vivendo esta vida. Te amo, Feliz Dia!

Beijos, seu filho Marcos


Publicado às 23h57.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]


Teoria e prática II

Olá amigos do Bem!

A amiga do Bem, Deborah Bastos (ela pediu para tirar o prof.Dra.) nos enviou este texto que também fala sobre a Teoria e prática.

Abraços, Marcos Aranha ü 

Conclusões de Aninha (de Cora Coralina)

Estavam ali parados. Marido e mulher.
Esperavam o carro. E foi que veio aquela da roça tímida, humilde, sofrida.
Contou que o fogo, lá longe, tinha queimado seu rancho, e tudo que tinha dentro.
Estava ali no comércio pedindo um auxílio para levantar novo rancho e comprar suas pobrezinhas.

O homem ouviu. Abriu a carteira tirou uma cédula, entregou sem palavra.
A mulher ouviu. Perguntou, indagou, especulou, aconselhou, se comoveu e disse que Nossa Senhora havia de ajudar.
E não abriu a bolsa.
Qual dos dois ajudou mais?

Donde se infere que o homem ajuda sem participar e a mulher participa sem ajudar.
Da mesma forma aquela sentença:
"A quem te pedir um peixe, dá uma vara de pescar."
Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada, o anzol, a chumbada, a isca, apontar um poço piscoso e ensinar a paciência do pescador.
Você faria isso, Leitor?
Antes que tudo isso se fizesse o desvalido não morreria de fome?

Conclusão:
Na prática, a teoria é outra.


Publicado às 23h16.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]


Libere o medo

Olá amigos do Bem!

Nossa amiga do Bem, Sônia Padovan, enviou este discurso do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, proferido na sua posse em 1994. Voltem no tempo e lembre-se que este homem tinha acabado de ser libertado, após anos de ter sido perseguido, preso, torturado, por ser, simplesmente, um negro, um ser, considerado pela minoria branca, inferior. Leia e reflita sobre a beleza do texto naquele momento, e agora também.

Abraços,

Marcos Aranha ü

Nosso medo mais profundo, não é que não estejamos a altura.

Nosso medo mais profundo é porque somos poderosos além de todos os limites.

É a nossa própria luz e não a nossa sombra, que nos amedronta mais.

Nós nos perguntamos: quem sou eu, para ser brilhante, radioso, talentoso e maravilhoso!

Na verdade, quem é você para não ser? Você é filho de Deus!

Se restringir, viver pequeno, não rende serviço ao mundo.

A iluminação não é se retrair para evitar tornar os outros inseguros.

Nascemos para tornar manifesta a glória de Deus em nós.

Ela não se encontra somente em alguns eleitos, ela se encontra em cada um de nós e, a medida que deixamos brilhar nossa própria luz, damos inconscientemente aos outros, a permissão de fazerem o mesmo.

Nos liberando do medo, nossa presença libera automaticamente os outros.

Nelson Mandela


Publicado às 01h04.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]


Teoria e prática

Olá amigos do Bem!

Ontem a noite fui convidado para dar uma aula sobre Relações Humanas e Comunicação na USP. No mês passado eu já havia estado lá para falar sobre o mesmo tema para a turma da manhã.

O interessante foi notar claramente o grau de maturidade, interesse e curiosidade de cada uma das turmas. A turma da manhã tinha trinta pessoas presentes, e quatro que trabalham. A da noite, tinha 12 pessoas presentes e seis que trabalham.

Mas qual a diferença? Fica evidente que aqueles que fazem a faculdade e trabalham têm objetivos mais claros na vida, já sentem a necessidade de se comunicar melhor, já notaram a importância do relacionamento humano para o sucesso profissional. Enfim, o que se aprende na escola é importante, mas prezar o que a vida oferece, é muito importante. A teoria é muito trabalhada ao nível do pensar. A prática permite somar o pensar ao sentir e o agir, dando oportunidade para viver e refletir sobre a teoria, criando-se assim, novas oportunidades para novas teorias individuais.

Simples, muito simples. Óbvio até. Mas quantos de nós tem o costume de dizer "já li", "já vi", "tal autor falou", "não sei quem contou", "está no livro tal"? Às vezes, deixamos de viver, e repetimos experiências de outros como papagaios, como se pudéssemos dizer que também já vivemos a mesma coisa. Fica aqui minha sugestão de morder a língua cada vez que falar algo que ainda não viveu.

Em tempos de muitas palestras, de reality shows, onde muitos pensam que podem viver o que os outros estão vivendo, enganam-se profundamente. Só mesmo estando na pele do lobo, fazendo, é que se poderá descobrir como realmente se pensa, sente estando naquele momento, naquela situação. Viva! É impossível querer cortar caminho vivendo através da experiência dos outros.

Se quiser fazer o Bem, faça, não fale. Se quiser saber como é ficar dez dias em silêncio, fique calado. Se quiser saber como é fazer o caminho de Santiago, caminhe 800 quilômetros. Se quiser saber como é viver, viva! Se quiser ser feliz, seja, aqui e agora!

Só há uma maneira de dizer que você tem experiência: vivendo, na prática. O resto, é teoria.

Abraços,

Marcos Aranha ü


Publicado às 00h31.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]


A raposa e o corvo

Olá amigos do Bem!

Boa semana a todos! Muita saúde e prosperidade! Que a lua cheia traga muita Luz nesta semana!

Estava lendo os e-mails que chegaram durante a semana. Obrigado a todos que dedicam um tempo de suas vidas lendo o blog do Bem, fazendo comentários, e escrevendo sugestões, histórias, experiências de vida, etc. Porém, notei que alguns e-mails começavam muito elogiosos para terminar com um pedido de interesse claramente pessoal.

Ajudo a muita gente que tem uma causa além de seu próprio interesse e não acredito que o blog do Bem seja um lugar para pessoas egoístas fazerem divulgação de seus interesses pessoais. Notei que naqueles e-mails elas começavam elogiando muito, a ponto de serem bajuladores. Ninguém merece isto!

Como qualquer Ser humano, gosto de elogios e de pontos de vistas diferentes do meu, para colaborar na reflexão e crescimento, mas detesto bajulação, principalmente quando camuflam interesses pessoais.

Decidi publicar esta fábula de Esopo para compartilhá-la com vocês que também poderão encontrar alguma "raposa" pela vida. Fica aqui registrado um dos princípios deste blog: "Tudo deve ser pensado para o Bem de todos".

Seja Feliz! Tudo de Bom!

Abraços, Marcos Aranha ü

A raposa e o corvo 

Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta idéia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:

-Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.

Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro "Crá!" . O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:

-Olhe, meu senhor, estou vendo que voz, o senhor tem. Falta-lhe inteligência!

Moral: cuidado com quem muito elogia.


Publicado às 05h48.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]

 
Previsão do dia



Linha Direta do Bem.

Clique aqui para nos escrever, mandar textos, sugestões, dicas do Bem, e elogios.

Outros sites
 Desenvolvimento Negócios & RH
 OW4Y Consulting
 ONG- SIDARTA -Educação
 ONG - Instituto Vladimir Herzog
 ONG- Corpore
 ONG Lua Nova
 ONG- Projeto Mutação
 ONG- Viva e Deixe Viver
 ONG - ADD - Assoc.Desportiva de Deficientes -
 ONG- Constelação
 ONG Casa do Sol
 ONG Teu sonho- meu sonho
 UOL
 Lembranças do capitão




Votação
Vote! Clique aqui e dê uma nota de 0 a 10 para o blog do Bem.


Histórico
11/08/2013 a 17/08/2013
04/08/2013 a 10/08/2013
10/02/2013 a 16/02/2013
12/08/2012 a 18/08/2012
05/08/2012 a 11/08/2012
03/06/2012 a 09/06/2012
22/04/2012 a 28/04/2012
11/03/2012 a 17/03/2012
17/07/2011 a 23/07/2011
05/06/2011 a 11/06/2011
15/05/2011 a 21/05/2011
27/03/2011 a 02/04/2011
27/02/2011 a 05/03/2011
20/02/2011 a 26/02/2011
26/12/2010 a 01/01/2011
19/12/2010 a 25/12/2010
07/11/2010 a 13/11/2010
31/10/2010 a 06/11/2010
03/10/2010 a 09/10/2010
19/09/2010 a 25/09/2010
01/08/2010 a 07/08/2010
13/06/2010 a 19/06/2010
06/06/2010 a 12/06/2010
09/05/2010 a 15/05/2010
02/05/2010 a 08/05/2010
21/03/2010 a 27/03/2010
14/03/2010 a 20/03/2010
07/03/2010 a 13/03/2010
07/02/2010 a 13/02/2010
13/12/2009 a 19/12/2009
06/12/2009 a 12/12/2009
15/11/2009 a 21/11/2009
08/11/2009 a 14/11/2009
01/11/2009 a 07/11/2009
18/10/2009 a 24/10/2009
11/10/2009 a 17/10/2009
27/09/2009 a 03/10/2009
20/09/2009 a 26/09/2009
13/09/2009 a 19/09/2009
06/09/2009 a 12/09/2009
23/08/2009 a 29/08/2009
16/08/2009 a 22/08/2009
02/08/2009 a 08/08/2009
26/07/2009 a 01/08/2009
19/07/2009 a 25/07/2009
12/07/2009 a 18/07/2009
05/07/2009 a 11/07/2009
28/06/2009 a 04/07/2009
21/06/2009 a 27/06/2009
14/06/2009 a 20/06/2009
07/06/2009 a 13/06/2009
31/05/2009 a 06/06/2009
24/05/2009 a 30/05/2009
17/05/2009 a 23/05/2009
10/05/2009 a 16/05/2009
03/05/2009 a 09/05/2009
26/04/2009 a 02/05/2009
19/04/2009 a 25/04/2009
05/04/2009 a 11/04/2009
29/03/2009 a 04/04/2009
22/03/2009 a 28/03/2009
15/03/2009 a 21/03/2009
08/03/2009 a 14/03/2009
01/03/2009 a 07/03/2009
22/02/2009 a 28/02/2009
15/02/2009 a 21/02/2009
08/02/2009 a 14/02/2009
01/02/2009 a 07/02/2009
25/01/2009 a 31/01/2009
18/01/2009 a 24/01/2009
11/01/2009 a 17/01/2009
04/01/2009 a 10/01/2009
28/12/2008 a 03/01/2009
21/12/2008 a 27/12/2008
14/12/2008 a 20/12/2008
07/12/2008 a 13/12/2008
30/11/2008 a 06/12/2008
23/11/2008 a 29/11/2008
16/11/2008 a 22/11/2008
09/11/2008 a 15/11/2008
02/11/2008 a 08/11/2008
26/10/2008 a 01/11/2008
19/10/2008 a 25/10/2008
12/10/2008 a 18/10/2008
05/10/2008 a 11/10/2008
28/09/2008 a 04/10/2008
21/09/2008 a 27/09/2008
14/09/2008 a 20/09/2008
07/09/2008 a 13/09/2008
31/08/2008 a 06/09/2008
24/08/2008 a 30/08/2008
17/08/2008 a 23/08/2008
10/08/2008 a 16/08/2008
03/08/2008 a 09/08/2008
27/07/2008 a 02/08/2008
20/07/2008 a 26/07/2008
13/07/2008 a 19/07/2008
06/07/2008 a 12/07/2008
22/06/2008 a 28/06/2008
15/06/2008 a 21/06/2008
08/06/2008 a 14/06/2008
01/06/2008 a 07/06/2008
25/05/2008 a 31/05/2008
18/05/2008 a 24/05/2008
11/05/2008 a 17/05/2008
04/05/2008 a 10/05/2008
27/04/2008 a 03/05/2008
13/04/2008 a 19/04/2008
06/04/2008 a 12/04/2008
30/03/2008 a 05/04/2008
23/03/2008 a 29/03/2008
16/03/2008 a 22/03/2008
09/03/2008 a 15/03/2008
24/02/2008 a 01/03/2008
17/02/2008 a 23/02/2008
10/02/2008 a 16/02/2008
03/02/2008 a 09/02/2008
27/01/2008 a 02/02/2008
20/01/2008 a 26/01/2008
13/01/2008 a 19/01/2008
06/01/2008 a 12/01/2008
30/12/2007 a 05/01/2008
23/12/2007 a 29/12/2007
16/12/2007 a 22/12/2007
09/12/2007 a 15/12/2007
02/12/2007 a 08/12/2007
25/11/2007 a 01/12/2007
18/11/2007 a 24/11/2007
11/11/2007 a 17/11/2007
04/11/2007 a 10/11/2007
28/10/2007 a 03/11/2007
21/10/2007 a 27/10/2007
14/10/2007 a 20/10/2007
07/10/2007 a 13/10/2007
30/09/2007 a 06/10/2007
23/09/2007 a 29/09/2007
16/09/2007 a 22/09/2007
09/09/2007 a 15/09/2007
02/09/2007 a 08/09/2007
26/08/2007 a 01/09/2007
19/08/2007 a 25/08/2007
12/08/2007 a 18/08/2007
05/08/2007 a 11/08/2007
29/07/2007 a 04/08/2007
22/07/2007 a 28/07/2007
15/07/2007 a 21/07/2007
08/07/2007 a 14/07/2007
24/06/2007 a 30/06/2007
17/06/2007 a 23/06/2007
10/06/2007 a 16/06/2007
03/06/2007 a 09/06/2007
27/05/2007 a 02/06/2007
20/05/2007 a 26/05/2007
13/05/2007 a 19/05/2007
06/05/2007 a 12/05/2007
29/04/2007 a 05/05/2007
22/04/2007 a 28/04/2007
15/04/2007 a 21/04/2007
08/04/2007 a 14/04/2007
01/04/2007 a 07/04/2007
25/03/2007 a 31/03/2007
18/03/2007 a 24/03/2007
11/03/2007 a 17/03/2007
04/03/2007 a 10/03/2007
25/02/2007 a 03/03/2007
18/02/2007 a 24/02/2007
11/02/2007 a 17/02/2007
04/02/2007 a 10/02/2007
21/01/2007 a 27/01/2007
14/01/2007 a 20/01/2007
07/01/2007 a 13/01/2007
31/12/2006 a 06/01/2007
24/12/2006 a 30/12/2006
17/12/2006 a 23/12/2006
10/12/2006 a 16/12/2006
03/12/2006 a 09/12/2006
26/11/2006 a 02/12/2006
19/11/2006 a 25/11/2006
12/11/2006 a 18/11/2006
05/11/2006 a 11/11/2006
29/10/2006 a 04/11/2006
22/10/2006 a 28/10/2006
15/10/2006 a 21/10/2006
08/10/2006 a 14/10/2006
01/10/2006 a 07/10/2006
24/09/2006 a 30/09/2006
17/09/2006 a 23/09/2006
10/09/2006 a 16/09/2006
03/09/2006 a 09/09/2006
20/08/2006 a 26/08/2006
13/08/2006 a 19/08/2006
06/08/2006 a 12/08/2006
30/07/2006 a 05/08/2006
23/07/2006 a 29/07/2006
16/07/2006 a 22/07/2006
09/07/2006 a 15/07/2006
02/07/2006 a 08/07/2006
25/06/2006 a 01/07/2006
18/06/2006 a 24/06/2006
11/06/2006 a 17/06/2006
04/06/2006 a 10/06/2006
28/05/2006 a 03/06/2006
21/05/2006 a 27/05/2006
14/05/2006 a 20/05/2006
07/05/2006 a 13/05/2006
30/04/2006 a 06/05/2006
23/04/2006 a 29/04/2006
16/04/2006 a 22/04/2006
09/04/2006 a 15/04/2006
02/04/2006 a 08/04/2006
26/03/2006 a 01/04/2006
19/03/2006 a 25/03/2006
12/03/2006 a 18/03/2006
05/03/2006 a 11/03/2006
26/02/2006 a 04/03/2006
19/02/2006 a 25/02/2006
12/02/2006 a 18/02/2006
05/02/2006 a 11/02/2006
29/01/2006 a 04/02/2006
22/01/2006 a 28/01/2006
15/01/2006 a 21/01/2006
08/01/2006 a 14/01/2006
01/01/2006 a 07/01/2006
25/12/2005 a 31/12/2005
18/12/2005 a 24/12/2005
11/12/2005 a 17/12/2005
04/12/2005 a 10/12/2005
27/11/2005 a 03/12/2005
20/11/2005 a 26/11/2005
13/11/2005 a 19/11/2005
06/11/2005 a 12/11/2005
30/10/2005 a 05/11/2005
23/10/2005 a 29/10/2005
16/10/2005 a 22/10/2005
09/10/2005 a 15/10/2005
02/10/2005 a 08/10/2005
25/09/2005 a 01/10/2005
18/09/2005 a 24/09/2005
11/09/2005 a 17/09/2005
04/09/2005 a 10/09/2005
28/08/2005 a 03/09/2005
21/08/2005 a 27/08/2005
14/08/2005 a 20/08/2005
07/08/2005 a 13/08/2005
31/07/2005 a 06/08/2005
24/07/2005 a 30/07/2005
17/07/2005 a 23/07/2005
10/07/2005 a 16/07/2005
03/07/2005 a 09/07/2005
26/06/2005 a 02/07/2005
19/06/2005 a 25/06/2005
12/06/2005 a 18/06/2005
05/06/2005 a 11/06/2005
29/05/2005 a 04/06/2005
22/05/2005 a 28/05/2005
15/05/2005 a 21/05/2005
08/05/2005 a 14/05/2005
24/04/2005 a 30/04/2005
17/04/2005 a 23/04/2005
10/04/2005 a 16/04/2005
03/04/2005 a 09/04/2005
27/03/2005 a 02/04/2005
20/03/2005 a 26/03/2005
13/03/2005 a 19/03/2005
06/03/2005 a 12/03/2005
27/02/2005 a 05/03/2005
20/02/2005 a 26/02/2005
13/02/2005 a 19/02/2005
06/02/2005 a 12/02/2005
30/01/2005 a 05/02/2005
23/01/2005 a 29/01/2005
16/01/2005 a 22/01/2005
09/01/2005 a 15/01/2005
02/01/2005 a 08/01/2005
26/12/2004 a 01/01/2005
19/12/2004 a 25/12/2004
12/12/2004 a 18/12/2004
05/12/2004 a 11/12/2004
28/11/2004 a 04/12/2004
21/11/2004 a 27/11/2004
14/11/2004 a 20/11/2004
07/11/2004 a 13/11/2004
31/10/2004 a 06/11/2004
24/10/2004 a 30/10/2004
17/10/2004 a 23/10/2004
10/10/2004 a 16/10/2004
03/10/2004 a 09/10/2004
26/09/2004 a 02/10/2004
19/09/2004 a 25/09/2004
12/09/2004 a 18/09/2004
05/09/2004 a 11/09/2004
29/08/2004 a 04/09/2004
22/08/2004 a 28/08/2004
15/08/2004 a 21/08/2004
11/07/2004 a 17/07/2004
04/07/2004 a 10/07/2004
27/06/2004 a 03/07/2004
20/06/2004 a 26/06/2004
13/06/2004 a 19/06/2004
06/06/2004 a 12/06/2004
30/05/2004 a 05/06/2004
23/05/2004 a 29/05/2004
16/05/2004 a 22/05/2004
09/05/2004 a 15/05/2004
02/05/2004 a 08/05/2004
25/04/2004 a 01/05/2004
18/04/2004 a 24/04/2004
11/04/2004 a 17/04/2004
04/04/2004 a 10/04/2004
28/03/2004 a 03/04/2004
21/03/2004 a 27/03/2004
14/03/2004 a 20/03/2004
07/03/2004 a 13/03/2004
29/02/2004 a 06/03/2004
22/02/2004 a 28/02/2004
15/02/2004 a 21/02/2004