blog do Bem!


September 11

Olá Amigos do Bem!

Há três anos o mundo começou a viver sob uma nova ordem. Para alguns, a ordem passou a ser: livrar-se do medo, do terror, do mal. Para outros, re-encontrar o caminho do amor, da paz, do bem.

Mas com certeza o mundo mudou!

Aproveite a energia de esperança que está pairando no dia de hoje, pare e faça um minuto de silêncio, pondo sua intenção no amor que une a todos e supera as diferenças.

Que o dia 11 de setembro de 2004 seja um novo marco na mente de todos nós como o dia que compartilhamos nosso melhor com todos os Seres deste planeta.

Seja Feliz! Todos os Seres merecem ser felizes!

Abraços,

Marcos Aranha ü


Publicado às 03h09.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]


Quando as velhas crenças atrapalham a vida.

Olá Amigos do Bem!

Quanto mais vivo, mais amo a diversidade humana.

No nosso dia-a-dia de trabalho temos a possibilidade de encontrar com profissionais de diversas áreas, cada qual com sua metodologia, crenças, filosofias. Alguns aplicam testes, fazem mapas, e tentam enquadrar os Seres humanos dentro de algum padrão, norma, regra, seja psicológico, atitudinal, comportamental, astrológico, etc. para poder tornar a vida mais previsível, "científica" e talvez controlável. Muitos são competentes e usam isto como ferramentas. Mas alguns passam a viver e falar baseados na ótica destas normas, e eu diria até que têm dificuldades para ver as pessoas como elas são, pois estão quase sempre comparando como elas respondem ao "tipos" conhecidos por eles. A diversidade humana, para alguns, não passa de 9 tipos - eneagrama, para outros, 4 ou 12 temperamentos, ou quantos suas crenças permitirem.

Para nós, o lindo é apreciar a diversidade da natureza humana, infinita, e usamos estas ferramentas apenas como referências, não determinantes, pois acreditamos no Livre arbítrio de cada um, como o Poder de transformação individual e coletivo. Acreditamos que todos podemos fazer novas escolhas se nos liberarmos das crenças passadas, aceitando o presente, o aqui e agora, como ele se apresenta, sem querer controlá-lo ou manipulá-lo, sem reagir, mas agir conscientemente. Que desafio!

Observamos que ao mesmo tempo que estas pessoas encontram uma solução para satisfazer seus intelectos, e "entender" o ser humano, tentando acreditar que somos previsíveis, vejo-as também com um coração apertado, pois elas não podem parar de sentir, e os sentimentos as traem, mostrando a riqueza infinita da natureza humana. Algumas se tornam até pessoas infelizes, amargas, querendo que o mundo seja como elas querem que seja, e não como ele se apresenta, diversificado, no aqui e agora.

Acredito genuinamente no Ser humano e em seu talento de criar, e concretizar o metafísico, ou seja, materializar e concretizar aquilo que está além do que os sentidos físicos podem constatar. Criar é aceitar mudanças. Mudanças sempre serão possíveis, sempre, pois são nossa natureza.

Ontem, por exemplo, tivemos no escritório um profissional israelense muito inteligente, com uma experiência de vida muito diversificada, interessantíssima. Ele criou uma metodologia que permite mensurar a Honestidade e Integridade das pessoas. Esta ferramenta pode ser usada para muitas coisas, desde o alinhamento de valores, planejamento de estratégias até implementação de ações de Segurança e Prevenção de Perdas empresarial e patrimonial.

Depois de usar a metodologia com mais de 35.000 pessoas, a estatística é interessante: - apenas 5% dos testados trazem dentro de si, como valores interiores, a serem vividos a todo o tempo, a Honestidade e a Integridade. E os outros 95% você deve estar se perguntando?

Destes, outros aproximadamente 5% serão eternamente desonestos, aparentemente sem cura, e os quase 90% restantes, o ambiente os testará para que eles decidam que lado ficarão. E você, em que grupo está?

Se você respondeu Sou honesto, vou te desafiar! Com quem é honesto, você mesmo, outros? Onde? Quando? Sempre? Pois é, assim é a vida, relativa, nada é absoluto.

O interessante é ver que quanto mais enraizada é a crença que as pessoas têm, maior a motivação, mas talvez, maior o afastamento da realidade. Este afastamento, pode, no decorrer dos anos, endurecer a pessoa e torná-la triste, com dificuldades para aceitar-se e aceitar o mundo, como estão se apresentando no momento, como a vida está se realizando no aqui e agora.

No nosso programa de desenvolvimento, trabalhamos com o conjunto de normas, regras e crenças do Cliente, não os nossos. Cada um tem de viver como pode, não nós acreditamos. Para isto, quando ele vê impedimentos e barreiras para atingir seus objetivos, notamos que a possibilidade de encontrar novos paradigmas e crenças passa a ser fundamental.

Quando o tema é crenças profundas, aprendidas no passado, que estão impedindo-os de alcançarem seus objetivos, colaboramos com questionamentos e vivências para que eles possam pensar, sentir e agir de novas maneiras, criarem e escolherem novos caminhos. Um dos exercícios que oferemos é muito simples e poderoso, e deve ser praticado durante pelo menos sete dias (que é o tempo que o Cliente volta ao próximo encontro).

Vou compartilhar com você o exercício:

- todos os dias ao despertar diga para si mesmo o oposto do que você acredita que é, e se comprometa para pensar, sentir e agir de acordo ao que deseja.

- no fim de cada dia, faça um balanço e o que progrediu em direção ao seu objetivo.

Exemplos: se você se acha honesto, vive dizendo para todo mundo que honestidade é importantíssimo para você, diga para você Sou desonesto e hoje tentarei agir honestamente para poder tentar ser um pouco mais honesto no final do dia. No final do dia, avalie-se. Seus atos, pensamentos, palavras. Você poderá se auto-conhecer, ver o progresso, motivar-se, e acreditar que está indo em direção a seu objetivo.

Se você acha que é bondoso, diga para você Sou egoísta, só penso em mim, mas hoje vou agir altruísticamente, pensar no próximo, e tentar ser um pouco mais bondoso. No final do dia, avalie-se.

Faça o exercício e escreva contando para nós.

Qual é a diferença quando fazemos isto? Por quê nos sentimos felizes durante esta semana? Não tenho uma resposta, mas muitas. Tantas quantas quem fez este exercício e compartilhou a experiência conosco.

Para mim, uso isto no dia-a-dia pois o foco fica no viver, aprender, errar, acertar, aceitar que não somos perfeitos, e não no compromisso de manter  e defender uma posição, uma crença, que muitas vezes não se aplicam ao momento. Noto que as pessoas que mentem para elas mesmas sobre suas crenças, gastam muuuuita energia tentando convencer os outros do que elas não são, mas gostariam de ser.

Sinto que aceitando o viver como ele se apresenta, a vida fica mais leve, feliz, tenho a sensação de que estou no caminho do Bem, mesmo quando cometo erros. O norte fica claro e simples.

Tento, disse tento, ser cada dia um pouquinho mais honesto comigo e com os outros, mas assumo que ainda estou naquele grupo dos que precisam viver a vida como ela é, para um dia fazer parte dos 5% iluminados que já nasceram com sabedoria de viver sempre de maneira honesta e íntegra para consigo, com tudo e com todos.

Viva e seja feliz. Abandone as crenças que foram ruins e boas no passado, pois o futuro merece ser diferente e melhor.

Seja Feliz! Todos os Seres merecem ser Felizes!

Bom fim de semana!

Marcos Aranha ü

p.s.- ficou longo, não tive tempo para rever pois estou escrevendo o blog na brecha do almoço. Desculpem-me.


Publicado às 13h42.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]


O Papa ...

Olá Amigos do Bem!

Ontem vi esta foto do Papa João Paulo II e pensei comigo mesmo: quantos títulos os leitores deste blog poderão criar a partir dela?

Uma imagem vale mil palavras. Vamos lá, hoje é você que escreverá o blog. Participe, use sua criatividade!

Clique nos comentários aí abaixo e deixe lá sua opinião, numa frase, sobre o que o Papa estava pensando e fazendo quando tiraram esta foto.

Abraços,

Seja Feliz!

Marcos Aranha ü


Publicado às 00h06.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]


Dar o peixe ou ensinar a pescar?

Olá Amigos do Bem!

Tem aquele ditado chinês que diz que o dinheiro permite adquirir possibilidades de ter coisas boas, mas não necessariamente de Ser melhor. Será, me pergunto nos dias de hoje.

Li recentemente um artigo do Stephen Kanitz na Veja que ele abordava o fato de muitos projetos sociais serem assistencialistas, e que dão o peixe, enquanto deveriam ensinar a pescar.

Concordo que muitos projetos ainda estão dando peixes e criam monstros a longo prazo. Ensinar a pescar é dar uma nova possibilidade de Ser melhor, mas num país de miseráveis como o nosso, temos que considerar que os dois são necessários: dar e ensinar.

Só quem tem o estomago cheio é que pode pensar, para poder Ser um dia melhor. Só quem pode ir a um lugar decente, limpo, poderá um dia repetir o que aprendeu a valorizar. Só quem um dia recebeu e aprendeu a dar, um dia poderá Ser solidário.

Na semana passada tive a oportunidade de conhecer uma escola estadual que está recebendo o peixe e ensinando a pescar. 

Antes os alunos tinham um local parcialmente destruído por eles e pelas intemperies, uma coisa horrível, portas quebradas, sem fechaduras, lousas destruídas, paredes sem reboco, banheiros quebrados, vidros também, parede pichadas, enfim, os alunos assistiam aulas num ambiente próximo a um lixão.

Agora pergunte-se: o que um Ser que recebe isto como referência, irá tomar por base para o futuro dele?

A obrigação do Estado é prover aos alunos o melhor, sabemos disto, principalmente com os 40% de impostos que ele nos leva mensalmente. Mas se ele não está fazendo a parte dele, devemos cruzar nossos braços e deixar estes jovens receberem o pior para no futuro nos devolver o pior?

Ainda bem que nem todo mundo pensa assim. Através do projeto de Parcerias do Estado de São Paulo com a Iniciativa Privada, a empresa de um amigo, Jair Ribeiro, adotou o colégio que descrevi acima há poucos meses atrás. Com relativamente pouco investimento,  a escola que pude ver é tão legal quanto a que nossos filhos estudam. Os alunos escolheram a cor de suas salas, tudo está novo, limpo, pintado, funcionando. Professores e alunos agora cuidam para preservar o que receberam. Ganharam o peixe e agora estão aprendendo a pescar. A escola está aproveitando e incluindo no currículum questões de cidadania para que estes alunos possam participar da sociedade de uma maneira melhor e mais consciente.

Se você e sua empresa quiserem participar adotando uma escola estadual próxima, deixe-me saber e farei a ponte necessaria para que isto se torne realidade.

Boa Semana!

Abraços,

Marcos Aranha ü


Publicado às 08h51.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]

 
Previsão do dia



Linha Direta do Bem.

Clique aqui para nos escrever, mandar textos, sugestões, dicas do Bem, e elogios.

Outros sites
 Desenvolvimento Negócios & RH
 OW4Y Consulting
 ONG- SIDARTA -Educação
 ONG - Instituto Vladimir Herzog
 ONG- Corpore
 ONG Lua Nova
 ONG- Projeto Mutação
 ONG- Viva e Deixe Viver
 ONG - ADD - Assoc.Desportiva de Deficientes -
 ONG- Constelação
 ONG Casa do Sol
 ONG Teu sonho- meu sonho
 UOL
 Lembranças do capitão




Votação
Vote! Clique aqui e dê uma nota de 0 a 10 para o blog do Bem.


Histórico
11/08/2013 a 17/08/2013
04/08/2013 a 10/08/2013
10/02/2013 a 16/02/2013
12/08/2012 a 18/08/2012
05/08/2012 a 11/08/2012
03/06/2012 a 09/06/2012
22/04/2012 a 28/04/2012
11/03/2012 a 17/03/2012
17/07/2011 a 23/07/2011
05/06/2011 a 11/06/2011
15/05/2011 a 21/05/2011
27/03/2011 a 02/04/2011
27/02/2011 a 05/03/2011
20/02/2011 a 26/02/2011
26/12/2010 a 01/01/2011
19/12/2010 a 25/12/2010
07/11/2010 a 13/11/2010
31/10/2010 a 06/11/2010
03/10/2010 a 09/10/2010
19/09/2010 a 25/09/2010
01/08/2010 a 07/08/2010
13/06/2010 a 19/06/2010
06/06/2010 a 12/06/2010
09/05/2010 a 15/05/2010
02/05/2010 a 08/05/2010
21/03/2010 a 27/03/2010
14/03/2010 a 20/03/2010
07/03/2010 a 13/03/2010
07/02/2010 a 13/02/2010
13/12/2009 a 19/12/2009
06/12/2009 a 12/12/2009
15/11/2009 a 21/11/2009
08/11/2009 a 14/11/2009
01/11/2009 a 07/11/2009
18/10/2009 a 24/10/2009
11/10/2009 a 17/10/2009
27/09/2009 a 03/10/2009
20/09/2009 a 26/09/2009
13/09/2009 a 19/09/2009
06/09/2009 a 12/09/2009
23/08/2009 a 29/08/2009
16/08/2009 a 22/08/2009
02/08/2009 a 08/08/2009
26/07/2009 a 01/08/2009
19/07/2009 a 25/07/2009
12/07/2009 a 18/07/2009
05/07/2009 a 11/07/2009
28/06/2009 a 04/07/2009
21/06/2009 a 27/06/2009
14/06/2009 a 20/06/2009
07/06/2009 a 13/06/2009
31/05/2009 a 06/06/2009
24/05/2009 a 30/05/2009
17/05/2009 a 23/05/2009
10/05/2009 a 16/05/2009
03/05/2009 a 09/05/2009
26/04/2009 a 02/05/2009
19/04/2009 a 25/04/2009
05/04/2009 a 11/04/2009
29/03/2009 a 04/04/2009
22/03/2009 a 28/03/2009
15/03/2009 a 21/03/2009
08/03/2009 a 14/03/2009
01/03/2009 a 07/03/2009
22/02/2009 a 28/02/2009
15/02/2009 a 21/02/2009
08/02/2009 a 14/02/2009
01/02/2009 a 07/02/2009
25/01/2009 a 31/01/2009
18/01/2009 a 24/01/2009
11/01/2009 a 17/01/2009
04/01/2009 a 10/01/2009
28/12/2008 a 03/01/2009
21/12/2008 a 27/12/2008
14/12/2008 a 20/12/2008
07/12/2008 a 13/12/2008
30/11/2008 a 06/12/2008
23/11/2008 a 29/11/2008
16/11/2008 a 22/11/2008
09/11/2008 a 15/11/2008
02/11/2008 a 08/11/2008
26/10/2008 a 01/11/2008
19/10/2008 a 25/10/2008
12/10/2008 a 18/10/2008
05/10/2008 a 11/10/2008
28/09/2008 a 04/10/2008
21/09/2008 a 27/09/2008
14/09/2008 a 20/09/2008
07/09/2008 a 13/09/2008
31/08/2008 a 06/09/2008
24/08/2008 a 30/08/2008
17/08/2008 a 23/08/2008
10/08/2008 a 16/08/2008
03/08/2008 a 09/08/2008
27/07/2008 a 02/08/2008
20/07/2008 a 26/07/2008
13/07/2008 a 19/07/2008
06/07/2008 a 12/07/2008
22/06/2008 a 28/06/2008
15/06/2008 a 21/06/2008
08/06/2008 a 14/06/2008
01/06/2008 a 07/06/2008
25/05/2008 a 31/05/2008
18/05/2008 a 24/05/2008
11/05/2008 a 17/05/2008
04/05/2008 a 10/05/2008
27/04/2008 a 03/05/2008
13/04/2008 a 19/04/2008
06/04/2008 a 12/04/2008
30/03/2008 a 05/04/2008
23/03/2008 a 29/03/2008
16/03/2008 a 22/03/2008
09/03/2008 a 15/03/2008
24/02/2008 a 01/03/2008
17/02/2008 a 23/02/2008
10/02/2008 a 16/02/2008
03/02/2008 a 09/02/2008
27/01/2008 a 02/02/2008
20/01/2008 a 26/01/2008
13/01/2008 a 19/01/2008
06/01/2008 a 12/01/2008
30/12/2007 a 05/01/2008
23/12/2007 a 29/12/2007
16/12/2007 a 22/12/2007
09/12/2007 a 15/12/2007
02/12/2007 a 08/12/2007
25/11/2007 a 01/12/2007
18/11/2007 a 24/11/2007
11/11/2007 a 17/11/2007
04/11/2007 a 10/11/2007
28/10/2007 a 03/11/2007
21/10/2007 a 27/10/2007
14/10/2007 a 20/10/2007
07/10/2007 a 13/10/2007
30/09/2007 a 06/10/2007
23/09/2007 a 29/09/2007
16/09/2007 a 22/09/2007
09/09/2007 a 15/09/2007
02/09/2007 a 08/09/2007
26/08/2007 a 01/09/2007
19/08/2007 a 25/08/2007
12/08/2007 a 18/08/2007
05/08/2007 a 11/08/2007
29/07/2007 a 04/08/2007
22/07/2007 a 28/07/2007
15/07/2007 a 21/07/2007
08/07/2007 a 14/07/2007
24/06/2007 a 30/06/2007
17/06/2007 a 23/06/2007
10/06/2007 a 16/06/2007
03/06/2007 a 09/06/2007
27/05/2007 a 02/06/2007
20/05/2007 a 26/05/2007
13/05/2007 a 19/05/2007
06/05/2007 a 12/05/2007
29/04/2007 a 05/05/2007
22/04/2007 a 28/04/2007
15/04/2007 a 21/04/2007
08/04/2007 a 14/04/2007
01/04/2007 a 07/04/2007
25/03/2007 a 31/03/2007
18/03/2007 a 24/03/2007
11/03/2007 a 17/03/2007
04/03/2007 a 10/03/2007
25/02/2007 a 03/03/2007
18/02/2007 a 24/02/2007
11/02/2007 a 17/02/2007
04/02/2007 a 10/02/2007
21/01/2007 a 27/01/2007
14/01/2007 a 20/01/2007
07/01/2007 a 13/01/2007
31/12/2006 a 06/01/2007
24/12/2006 a 30/12/2006
17/12/2006 a 23/12/2006
10/12/2006 a 16/12/2006
03/12/2006 a 09/12/2006
26/11/2006 a 02/12/2006
19/11/2006 a 25/11/2006
12/11/2006 a 18/11/2006
05/11/2006 a 11/11/2006
29/10/2006 a 04/11/2006
22/10/2006 a 28/10/2006
15/10/2006 a 21/10/2006
08/10/2006 a 14/10/2006
01/10/2006 a 07/10/2006
24/09/2006 a 30/09/2006
17/09/2006 a 23/09/2006
10/09/2006 a 16/09/2006
03/09/2006 a 09/09/2006
20/08/2006 a 26/08/2006
13/08/2006 a 19/08/2006
06/08/2006 a 12/08/2006
30/07/2006 a 05/08/2006
23/07/2006 a 29/07/2006
16/07/2006 a 22/07/2006
09/07/2006 a 15/07/2006
02/07/2006 a 08/07/2006
25/06/2006 a 01/07/2006
18/06/2006 a 24/06/2006
11/06/2006 a 17/06/2006
04/06/2006 a 10/06/2006
28/05/2006 a 03/06/2006
21/05/2006 a 27/05/2006
14/05/2006 a 20/05/2006
07/05/2006 a 13/05/2006
30/04/2006 a 06/05/2006
23/04/2006 a 29/04/2006
16/04/2006 a 22/04/2006
09/04/2006 a 15/04/2006
02/04/2006 a 08/04/2006
26/03/2006 a 01/04/2006
19/03/2006 a 25/03/2006
12/03/2006 a 18/03/2006
05/03/2006 a 11/03/2006
26/02/2006 a 04/03/2006
19/02/2006 a 25/02/2006
12/02/2006 a 18/02/2006
05/02/2006 a 11/02/2006
29/01/2006 a 04/02/2006
22/01/2006 a 28/01/2006
15/01/2006 a 21/01/2006
08/01/2006 a 14/01/2006
01/01/2006 a 07/01/2006
25/12/2005 a 31/12/2005
18/12/2005 a 24/12/2005
11/12/2005 a 17/12/2005
04/12/2005 a 10/12/2005
27/11/2005 a 03/12/2005
20/11/2005 a 26/11/2005
13/11/2005 a 19/11/2005
06/11/2005 a 12/11/2005
30/10/2005 a 05/11/2005
23/10/2005 a 29/10/2005
16/10/2005 a 22/10/2005
09/10/2005 a 15/10/2005
02/10/2005 a 08/10/2005
25/09/2005 a 01/10/2005
18/09/2005 a 24/09/2005
11/09/2005 a 17/09/2005
04/09/2005 a 10/09/2005
28/08/2005 a 03/09/2005
21/08/2005 a 27/08/2005
14/08/2005 a 20/08/2005
07/08/2005 a 13/08/2005
31/07/2005 a 06/08/2005
24/07/2005 a 30/07/2005
17/07/2005 a 23/07/2005
10/07/2005 a 16/07/2005
03/07/2005 a 09/07/2005
26/06/2005 a 02/07/2005
19/06/2005 a 25/06/2005
12/06/2005 a 18/06/2005
05/06/2005 a 11/06/2005
29/05/2005 a 04/06/2005
22/05/2005 a 28/05/2005
15/05/2005 a 21/05/2005
08/05/2005 a 14/05/2005
24/04/2005 a 30/04/2005
17/04/2005 a 23/04/2005
10/04/2005 a 16/04/2005
03/04/2005 a 09/04/2005
27/03/2005 a 02/04/2005
20/03/2005 a 26/03/2005
13/03/2005 a 19/03/2005
06/03/2005 a 12/03/2005
27/02/2005 a 05/03/2005
20/02/2005 a 26/02/2005
13/02/2005 a 19/02/2005
06/02/2005 a 12/02/2005
30/01/2005 a 05/02/2005
23/01/2005 a 29/01/2005
16/01/2005 a 22/01/2005
09/01/2005 a 15/01/2005
02/01/2005 a 08/01/2005
26/12/2004 a 01/01/2005
19/12/2004 a 25/12/2004
12/12/2004 a 18/12/2004
05/12/2004 a 11/12/2004
28/11/2004 a 04/12/2004
21/11/2004 a 27/11/2004
14/11/2004 a 20/11/2004
07/11/2004 a 13/11/2004
31/10/2004 a 06/11/2004
24/10/2004 a 30/10/2004
17/10/2004 a 23/10/2004
10/10/2004 a 16/10/2004
03/10/2004 a 09/10/2004
26/09/2004 a 02/10/2004
19/09/2004 a 25/09/2004
12/09/2004 a 18/09/2004
05/09/2004 a 11/09/2004
29/08/2004 a 04/09/2004
22/08/2004 a 28/08/2004
15/08/2004 a 21/08/2004
11/07/2004 a 17/07/2004
04/07/2004 a 10/07/2004
27/06/2004 a 03/07/2004
20/06/2004 a 26/06/2004
13/06/2004 a 19/06/2004
06/06/2004 a 12/06/2004
30/05/2004 a 05/06/2004
23/05/2004 a 29/05/2004
16/05/2004 a 22/05/2004
09/05/2004 a 15/05/2004
02/05/2004 a 08/05/2004
25/04/2004 a 01/05/2004
18/04/2004 a 24/04/2004
11/04/2004 a 17/04/2004
04/04/2004 a 10/04/2004
28/03/2004 a 03/04/2004
21/03/2004 a 27/03/2004
14/03/2004 a 20/03/2004
07/03/2004 a 13/03/2004
29/02/2004 a 06/03/2004
22/02/2004 a 28/02/2004
15/02/2004 a 21/02/2004