blog do Bem!


Afinal, o que você quer para sua vida?

Olá Amigos do Bem!
 
Tem uma atitude que incomoda muito nos líderes hoje em dia: é a desculpa daqueles profissionais que alegam que precisam primeiro TER, para depois poderem fazer bem.
Esta idéia de que primeiro é preciso ter o lugar certo, os materiais certos, etc certos, está muito equivocada e não passa de uma imaturidade e irresponsabilidade para consigo mesmos.
 
O verbo que devem usar é QUERER primeiro, e não o verbo ter.
Acho incrível como hoje em dia muitos profissionais dão a desculpa para si mesmos que não se tornaram felizes profissionalmente por falta de algo externo.
 
Canso de ouvir gente dizer que não pode fazer um bom trabalho, por falta de material ou condições adequadas, e me lembro que o marquês de Sabre escreveu poemas na parede da prisão com seu próprio sangue, pois não tinha outra coisa para escrever.
 
E a desculpa do computador ultrapassado então, já ouviram esta? Acho esta a pior das desculpas.
 
Quer um exemplo: o computador que estou escrevendo este blog é de 1998, tem oito anos de vida, tem menos de 1 Mb livre de memória, talvez um Pentium zero inside, e isto não me impede de expressar-me publicamente.
 
Quer outro exemplo: volta e meia saem publicadas fotos da NASA vindas de sondas enviadas dos mais longínquos planetas, não é mesmo?
Bom, agora pare e pense, se a viagem para chegar lá demora 10, 15, ou 20 anos, qual é a tecnologia que eles levaram à bordo quando partiram da Terra?
 
Pois é meus amigos, é bem possível que o satélite que controla a comunicação telefônica da sua casa agora, esteja operando com o mais moderno software de 1995, ou seja, aquele Windows 95 que nós jogamos no lixo. Sabe qual é o computador que faz isto? Sabe qual o processador Pentium inside?
Provavelmente um vinte vezes pior do que aquele que as pessoas que você conhece que reclamam de tecnologia, têm hoje para usar.
 
Espero que isto ilustre o que digo que é imaturidade e irresponsabilidade culpar o computador, e dizer que primeiro é necessário TER um de última geração, para depois poder expressar suas idéias, e então ser feliz.
 
Para mim, um bom exemplo que já vi sobre a questão do QUERER versus o ter, veio do Airton Senna.
Certa vez um repórter, acho que foi o Reginaldo Leme, perguntou à ele: Airton quais são os motivos que você acredita que foram importantes para você se tornar um dos melhores pilotos de todos os tempos?
 
Airton disse: primeiro foi minha VONTADE (querer, foco e persistência), segundo o PRAZER (de fazer bem feito) e terceiro NÃO ter tido os melhores equipamentos no início de minha carreira, o que me desafiava a pilotar melhor que todos os outros pilotos, em condições desiguais.
 
Ele explicou: eu tinha dinheiro para comprar dois jogos de pneus por corrida. Um, eu usava para os dois ou três dias de treinos, e o outro, e guardava para o dia da corrida.
Nos treinos de sábado, decisivos para a largada, eu estava pilotando sobre quatro pedaços de sabão, de tão lisos estavam os pneus.
Enquanto isto acontecia comigo, todos os outros pilotos tinham dinheiro para quatro ou cinco jogos de pneus novos para treinar.
 
Fica fácil entender que, ao conseguir ser melhor piloto sobre quatro pedaços de sabão, ele desenvolveu uma técnica pessoal que nenhum outro piloto teve de desenvolver. Muito pelo contrário, quando o pneu deles ficava liso, eles desistiam, alegando que não tinham condições técnicas de prosseguir.
 
Bom, meus amigos, deixo aqui a reflexão à todos através destas perguntas: afinal de contas, o que eu realmente QUERO fazer? Quais são as barreiras interiores eu preciso eliminar para que eu FAÇA empregando 100% do meu corpo e minha alma?
 
Regra única: olho nas desculpas, anote todas que surgirem, pois todas elas são as próprias barreiras interiores que o impedem de fazer, ou um sinal de que você NÃO QUER fazer.
 
Não permita que algo fora o faça sofrer ou seja um impedimento para você deixar sua marca pessoal nesta vida.
Ninguém, nem nada, pode roubar a sua liberdade de permanecer feliz. Só você pode se permitir Ser feliz.
 
Seja Feliz! Todos os Seres merecem ser felizes.
 
Abraços, by Marcos Souza Aranha

Publicado às 06h12.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]


Olá Amigos do Bem!
 
São 5h34, meditei e agora vim contemplar a morte da noite e o nascer do dia.
Ah, como gosto deste momento!
 
O ar fresco revigorante entra pela janela e toca cada célula do meu corpo, por dentro e por fora.
As dezenas de sons de pássaros quebram o silêncio da noite trazendo cantos de alegria.
As luzes vão rapidamente se transformando de negro a azul clarinho, passando por vários tons de laranjas. A luz traz a possibilidade de revelar detalhes que a noite escondia.
 
Olhei pela janela e vi que meu vizinho também acordou mais cedo. Ele me notou, e gesticulou com a cabeça. Sorri e desejei bom dia. Ele começou a caminhar na esteira. Coisas de São Paulo, uma cidade com milhares de metros quadrados para caminhar, mas para poder administrar o tempo e a segurança, alguns de seus moradores têm de caminhar numa esteira estacionária. Deixa pra lá...o importante é cuidar do corpo.
 
Bom, faz tempo que não publico uma fábula, e como hoje é sexta-feira, senti que é um bom dia para isto.
 
Os filhos do camponês (Esopo)
 
A discórdia reinava entre os filhos de um camponês. Em vão, ele os exortava a mudar de comportamento; suas palavras não produziam nenhum efeito.
Foi por isso que ele decidiu dar-lhes uma lição enquanto eles discutiam:
- Tragam-me um feixe de gravetos - disse ele - cada um de vocês.
Os meninos sairam em disparada para buscar. Quando retornaram, o camponês pegou os gravetos e os uniu num feixe compacto e pediu que eles o partisse. Apesar de toda a força que fizeram, não conseguiram.
O pai então desfez o feixe e deu a cada um deles um graveto. As crianças os quebraram com facilidade.
- Vejam, meus filhos, o mesmo acontece com vocês: se forem unidos, não temerão seus inimigos, mas se continuarem na discórdia, cairão nas mãos deles.
 
Aproveite o fim de semana para cuidar da sua criança corpo e da sua criança mente unindo-as e integrando-as, para viver a vida com plenitude, e poder "estar estando" presente em todos os momentos.
 
Seja Feliz! Todos nós merecemos a felicidade.
 
Bom fim de semana!
 
Abraços, by Marcos Souza Aranha
 
p.s.- nesta segunda-feira, 18/09, às 19h00 o Dr. Luiz Roberto Fava falará sobre stress e os reflexos do Sedentarismo e o Robert Wong sobre Equilíbrio.
O evento acontecerá na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (Rua Verbo Divino, 1488, 3º andar).
p.s.2- para quem gosta de FRASES, o Sergio Cavalcanti está lançando o site frasear www.frasear.com vale conhecer.

Publicado às 04h34.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]


João o cidadão

Olá Amigos do Bem!
 
Todos os dias noto nos pequenos gestos a desensibilização que as pessoas estão tendo quanto a sua responsabilidade na participação da construção coletiva.
Muitos estão sofrendo com o descaso público, violência urbana, desestruturação familiar, dificuldade de mudar o rumo de suas vidas, e sem notar, terminam fazendo parte do processo de degradação coletiva, inconscientemente.
Encontrar um Ser cidadão está cada dia mais difícil, mas possível.
 
Esta é a história de João que vive na Paraisópolis (comunidade (favela para a ONU) na zona sul de São Paulo com 60.000 moradores).
 
João era uma pequeno Ser de apenas 12 anos. Todos os dias ele passava pela rua que mora e a encontrava suja, muito suja.
Como a maioria de seus familiares, ele reclamava do governo que não limpava nada, e também contribui para jogar sujar mais, jogando o papel da bala no chão, cuspindo e até urinando na calçada.
 
Um dia uma pessoa passou de carro pela rua e gritou para o João: e aí porcão, você adora viver no lixo, não é mesmo?
 
Chocado com o comentário, João gritou: não fui eu que sujei, pensando que o motorista se referia ao lixo deixado pelos vizinhos, e continuou o caminho para casa.
 
Lá chegando, ele continuou pensando sobre aquela situação. Muitos sentimentos vieram, de raiva a tristeza.
Mas finalmente ele conseguiu ver a situação do ponto de vista daquele motorista: ele sacou que para qualquer pessoa que passasse pela rua, ela pensaria que ali vivem pessoas porcalhonas, pois tudo estava sujo, e não adiantava o João querer justificar que ele não tinha feito aquilo.
Quem vive na sujeira é sujo por conseqüência.
 
Aí, João teve um insight: se é verdade que as pessoas percebem as outras pelo que vêm, basta manter limpo o lugar, que eu serei percebido como limpo também.
Embora parecesse tão infantil esta lógica, João tinha acabado de aprender o que é um Ser cidadão, ou seja, aquele que participa da sua comunidade fazendo dela o reflexo do que você é.
 
Como era muito difícil limpar tudo sozinho, João convidou os amigos para fazerem um mutirão e no domingo seguinte todos ensacaram todo o lixo e deixaram para um caminhão levar.
A rua ficou limpa, e não demorou muito tempo, uma senhora passou pelo João e comentou: é a primeira vez que venho neste bairro, estou surpresa com a limpeza, estas pessoas são muito bem educadas e limpas, coisa rara de encontrar em São Paulo.
 
Aos 12 anos, João, o cidadão, aprendeu o que muitos adultos não aprenderam, continuam omissos e ainda não sacaram que serão percebidos por esta decisão, e o pior, é que culparão alguém pelo que eles são.
 
Independente de quem fez o errado, João faz o certo, pois tem a certeza que se nada fizer, será considerado algo que ele não quer. Mas João não parou aí, hoje ele e os amigos estão educando adultos a pensarem como eles, para que não tenham tanto trabalho.
 
E você, acredita que não tem nada a ver com o que foi feito por outra pessoa que vive ou trabalha no mesmo ambiente que você?
 
Ser cidadão é simples, basta atitude para fazer pelo outro o que ele talvez não faria por você.
 
Seja Feliz! Todos os Seres merecem ser felizes.
 
Abraços, by Marcos Souza Aranha

Publicado às 22h42.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]


Olá Amigos do Bem!

September 11, um dia para reflexão de tudo de bom que existe no mundo, independente do que se passou um dia no passado.

Pense em algo positivo que você gostaria de realizar.

Agora pergunte-se: quem é, ou são, as pessoas que poderão ajudá-lo a realizar?

Lembre-se: vivemos interdependentemente e portanto contar com alguém mais para a realização de algo positivo é importante e possível.

Seja Feliz!

Boa semana!

Abraços, by Marcos Souza Aranha


Publicado às 22h46.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]

 
Previsão do dia



Linha Direta do Bem.

Clique aqui para nos escrever, mandar textos, sugestões, dicas do Bem, e elogios.

Outros sites
 Desenvolvimento Negócios & RH
 OW4Y Consulting
 ONG- SIDARTA -Educação
 ONG - Instituto Vladimir Herzog
 ONG- Corpore
 ONG Lua Nova
 ONG- Projeto Mutação
 ONG- Viva e Deixe Viver
 ONG - ADD - Assoc.Desportiva de Deficientes -
 ONG- Constelação
 ONG Casa do Sol
 ONG Teu sonho- meu sonho
 UOL
 Lembranças do capitão




Votação
Vote! Clique aqui e dê uma nota de 0 a 10 para o blog do Bem.


Histórico
11/08/2013 a 17/08/2013
04/08/2013 a 10/08/2013
10/02/2013 a 16/02/2013
12/08/2012 a 18/08/2012
05/08/2012 a 11/08/2012
03/06/2012 a 09/06/2012
22/04/2012 a 28/04/2012
11/03/2012 a 17/03/2012
17/07/2011 a 23/07/2011
05/06/2011 a 11/06/2011
15/05/2011 a 21/05/2011
27/03/2011 a 02/04/2011
27/02/2011 a 05/03/2011
20/02/2011 a 26/02/2011
26/12/2010 a 01/01/2011
19/12/2010 a 25/12/2010
07/11/2010 a 13/11/2010
31/10/2010 a 06/11/2010
03/10/2010 a 09/10/2010
19/09/2010 a 25/09/2010
01/08/2010 a 07/08/2010
13/06/2010 a 19/06/2010
06/06/2010 a 12/06/2010
09/05/2010 a 15/05/2010
02/05/2010 a 08/05/2010
21/03/2010 a 27/03/2010
14/03/2010 a 20/03/2010
07/03/2010 a 13/03/2010
07/02/2010 a 13/02/2010
13/12/2009 a 19/12/2009
06/12/2009 a 12/12/2009
15/11/2009 a 21/11/2009
08/11/2009 a 14/11/2009
01/11/2009 a 07/11/2009
18/10/2009 a 24/10/2009
11/10/2009 a 17/10/2009
27/09/2009 a 03/10/2009
20/09/2009 a 26/09/2009
13/09/2009 a 19/09/2009
06/09/2009 a 12/09/2009
23/08/2009 a 29/08/2009
16/08/2009 a 22/08/2009
02/08/2009 a 08/08/2009
26/07/2009 a 01/08/2009
19/07/2009 a 25/07/2009
12/07/2009 a 18/07/2009
05/07/2009 a 11/07/2009
28/06/2009 a 04/07/2009
21/06/2009 a 27/06/2009
14/06/2009 a 20/06/2009
07/06/2009 a 13/06/2009
31/05/2009 a 06/06/2009
24/05/2009 a 30/05/2009
17/05/2009 a 23/05/2009
10/05/2009 a 16/05/2009
03/05/2009 a 09/05/2009
26/04/2009 a 02/05/2009
19/04/2009 a 25/04/2009
05/04/2009 a 11/04/2009
29/03/2009 a 04/04/2009
22/03/2009 a 28/03/2009
15/03/2009 a 21/03/2009
08/03/2009 a 14/03/2009
01/03/2009 a 07/03/2009
22/02/2009 a 28/02/2009
15/02/2009 a 21/02/2009
08/02/2009 a 14/02/2009
01/02/2009 a 07/02/2009
25/01/2009 a 31/01/2009
18/01/2009 a 24/01/2009
11/01/2009 a 17/01/2009
04/01/2009 a 10/01/2009
28/12/2008 a 03/01/2009
21/12/2008 a 27/12/2008
14/12/2008 a 20/12/2008
07/12/2008 a 13/12/2008
30/11/2008 a 06/12/2008
23/11/2008 a 29/11/2008
16/11/2008 a 22/11/2008
09/11/2008 a 15/11/2008
02/11/2008 a 08/11/2008
26/10/2008 a 01/11/2008
19/10/2008 a 25/10/2008
12/10/2008 a 18/10/2008
05/10/2008 a 11/10/2008
28/09/2008 a 04/10/2008
21/09/2008 a 27/09/2008
14/09/2008 a 20/09/2008
07/09/2008 a 13/09/2008
31/08/2008 a 06/09/2008
24/08/2008 a 30/08/2008
17/08/2008 a 23/08/2008
10/08/2008 a 16/08/2008
03/08/2008 a 09/08/2008
27/07/2008 a 02/08/2008
20/07/2008 a 26/07/2008
13/07/2008 a 19/07/2008
06/07/2008 a 12/07/2008
22/06/2008 a 28/06/2008
15/06/2008 a 21/06/2008
08/06/2008 a 14/06/2008
01/06/2008 a 07/06/2008
25/05/2008 a 31/05/2008
18/05/2008 a 24/05/2008
11/05/2008 a 17/05/2008
04/05/2008 a 10/05/2008
27/04/2008 a 03/05/2008
13/04/2008 a 19/04/2008
06/04/2008 a 12/04/2008
30/03/2008 a 05/04/2008
23/03/2008 a 29/03/2008
16/03/2008 a 22/03/2008
09/03/2008 a 15/03/2008
24/02/2008 a 01/03/2008
17/02/2008 a 23/02/2008
10/02/2008 a 16/02/2008
03/02/2008 a 09/02/2008
27/01/2008 a 02/02/2008
20/01/2008 a 26/01/2008
13/01/2008 a 19/01/2008
06/01/2008 a 12/01/2008
30/12/2007 a 05/01/2008
23/12/2007 a 29/12/2007
16/12/2007 a 22/12/2007
09/12/2007 a 15/12/2007
02/12/2007 a 08/12/2007
25/11/2007 a 01/12/2007
18/11/2007 a 24/11/2007
11/11/2007 a 17/11/2007
04/11/2007 a 10/11/2007
28/10/2007 a 03/11/2007
21/10/2007 a 27/10/2007
14/10/2007 a 20/10/2007
07/10/2007 a 13/10/2007
30/09/2007 a 06/10/2007
23/09/2007 a 29/09/2007
16/09/2007 a 22/09/2007
09/09/2007 a 15/09/2007
02/09/2007 a 08/09/2007
26/08/2007 a 01/09/2007
19/08/2007 a 25/08/2007
12/08/2007 a 18/08/2007
05/08/2007 a 11/08/2007
29/07/2007 a 04/08/2007
22/07/2007 a 28/07/2007
15/07/2007 a 21/07/2007
08/07/2007 a 14/07/2007
24/06/2007 a 30/06/2007
17/06/2007 a 23/06/2007
10/06/2007 a 16/06/2007
03/06/2007 a 09/06/2007
27/05/2007 a 02/06/2007
20/05/2007 a 26/05/2007
13/05/2007 a 19/05/2007
06/05/2007 a 12/05/2007
29/04/2007 a 05/05/2007
22/04/2007 a 28/04/2007
15/04/2007 a 21/04/2007
08/04/2007 a 14/04/2007
01/04/2007 a 07/04/2007
25/03/2007 a 31/03/2007
18/03/2007 a 24/03/2007
11/03/2007 a 17/03/2007
04/03/2007 a 10/03/2007
25/02/2007 a 03/03/2007
18/02/2007 a 24/02/2007
11/02/2007 a 17/02/2007
04/02/2007 a 10/02/2007
21/01/2007 a 27/01/2007
14/01/2007 a 20/01/2007
07/01/2007 a 13/01/2007
31/12/2006 a 06/01/2007
24/12/2006 a 30/12/2006
17/12/2006 a 23/12/2006
10/12/2006 a 16/12/2006
03/12/2006 a 09/12/2006
26/11/2006 a 02/12/2006
19/11/2006 a 25/11/2006
12/11/2006 a 18/11/2006
05/11/2006 a 11/11/2006
29/10/2006 a 04/11/2006
22/10/2006 a 28/10/2006
15/10/2006 a 21/10/2006
08/10/2006 a 14/10/2006
01/10/2006 a 07/10/2006
24/09/2006 a 30/09/2006
17/09/2006 a 23/09/2006
10/09/2006 a 16/09/2006
03/09/2006 a 09/09/2006
20/08/2006 a 26/08/2006
13/08/2006 a 19/08/2006
06/08/2006 a 12/08/2006
30/07/2006 a 05/08/2006
23/07/2006 a 29/07/2006
16/07/2006 a 22/07/2006
09/07/2006 a 15/07/2006
02/07/2006 a 08/07/2006
25/06/2006 a 01/07/2006
18/06/2006 a 24/06/2006
11/06/2006 a 17/06/2006
04/06/2006 a 10/06/2006
28/05/2006 a 03/06/2006
21/05/2006 a 27/05/2006
14/05/2006 a 20/05/2006
07/05/2006 a 13/05/2006
30/04/2006 a 06/05/2006
23/04/2006 a 29/04/2006
16/04/2006 a 22/04/2006
09/04/2006 a 15/04/2006
02/04/2006 a 08/04/2006
26/03/2006 a 01/04/2006
19/03/2006 a 25/03/2006
12/03/2006 a 18/03/2006
05/03/2006 a 11/03/2006
26/02/2006 a 04/03/2006
19/02/2006 a 25/02/2006
12/02/2006 a 18/02/2006
05/02/2006 a 11/02/2006
29/01/2006 a 04/02/2006
22/01/2006 a 28/01/2006
15/01/2006 a 21/01/2006
08/01/2006 a 14/01/2006
01/01/2006 a 07/01/2006
25/12/2005 a 31/12/2005
18/12/2005 a 24/12/2005
11/12/2005 a 17/12/2005
04/12/2005 a 10/12/2005
27/11/2005 a 03/12/2005
20/11/2005 a 26/11/2005
13/11/2005 a 19/11/2005
06/11/2005 a 12/11/2005
30/10/2005 a 05/11/2005
23/10/2005 a 29/10/2005
16/10/2005 a 22/10/2005
09/10/2005 a 15/10/2005
02/10/2005 a 08/10/2005
25/09/2005 a 01/10/2005
18/09/2005 a 24/09/2005
11/09/2005 a 17/09/2005
04/09/2005 a 10/09/2005
28/08/2005 a 03/09/2005
21/08/2005 a 27/08/2005
14/08/2005 a 20/08/2005
07/08/2005 a 13/08/2005
31/07/2005 a 06/08/2005
24/07/2005 a 30/07/2005
17/07/2005 a 23/07/2005
10/07/2005 a 16/07/2005
03/07/2005 a 09/07/2005
26/06/2005 a 02/07/2005
19/06/2005 a 25/06/2005
12/06/2005 a 18/06/2005
05/06/2005 a 11/06/2005
29/05/2005 a 04/06/2005
22/05/2005 a 28/05/2005
15/05/2005 a 21/05/2005
08/05/2005 a 14/05/2005
24/04/2005 a 30/04/2005
17/04/2005 a 23/04/2005
10/04/2005 a 16/04/2005
03/04/2005 a 09/04/2005
27/03/2005 a 02/04/2005
20/03/2005 a 26/03/2005
13/03/2005 a 19/03/2005
06/03/2005 a 12/03/2005
27/02/2005 a 05/03/2005
20/02/2005 a 26/02/2005
13/02/2005 a 19/02/2005
06/02/2005 a 12/02/2005
30/01/2005 a 05/02/2005
23/01/2005 a 29/01/2005
16/01/2005 a 22/01/2005
09/01/2005 a 15/01/2005
02/01/2005 a 08/01/2005
26/12/2004 a 01/01/2005
19/12/2004 a 25/12/2004
12/12/2004 a 18/12/2004
05/12/2004 a 11/12/2004
28/11/2004 a 04/12/2004
21/11/2004 a 27/11/2004
14/11/2004 a 20/11/2004
07/11/2004 a 13/11/2004
31/10/2004 a 06/11/2004
24/10/2004 a 30/10/2004
17/10/2004 a 23/10/2004
10/10/2004 a 16/10/2004
03/10/2004 a 09/10/2004
26/09/2004 a 02/10/2004
19/09/2004 a 25/09/2004
12/09/2004 a 18/09/2004
05/09/2004 a 11/09/2004
29/08/2004 a 04/09/2004
22/08/2004 a 28/08/2004
15/08/2004 a 21/08/2004
11/07/2004 a 17/07/2004
04/07/2004 a 10/07/2004
27/06/2004 a 03/07/2004
20/06/2004 a 26/06/2004
13/06/2004 a 19/06/2004
06/06/2004 a 12/06/2004
30/05/2004 a 05/06/2004
23/05/2004 a 29/05/2004
16/05/2004 a 22/05/2004
09/05/2004 a 15/05/2004
02/05/2004 a 08/05/2004
25/04/2004 a 01/05/2004
18/04/2004 a 24/04/2004
11/04/2004 a 17/04/2004
04/04/2004 a 10/04/2004
28/03/2004 a 03/04/2004
21/03/2004 a 27/03/2004
14/03/2004 a 20/03/2004
07/03/2004 a 13/03/2004
29/02/2004 a 06/03/2004
22/02/2004 a 28/02/2004
15/02/2004 a 21/02/2004