blog do Bem!


Olá Amigos do Bem!

Desculpem-me por não ter atualizado o blog ontem, mas estive muito confuso com o fuso horário e o jetlag.

Tive o distúrbio do relógio biológico, e meu corpo não entendia mais o que devia seguir em termos de tempo, noite daqui ou da China, dia daqui ou de lá. Enfim, uma bagunça mental com resposta corporal, e 63 horas acordado, cansado e sem sono. Muito estranho, mas já passou.

Bom, acabo de ler o comentário da Barbara que odiou a China. Respeito a diversidade e nada tenho a dizer para ela a não ser que adorei.

A primeira coisa que me chama a atenção na China é o contato diário com algo milenar. Vamos a um local e lá está uma árvore plantada por um antigo imperador que tem mais de 800 anos. Aqui no Brasil, talvez a árvore plantada por um homem, depois da descoberta, não tenha mais de 500 anos.

Os palácios lá, datam de A.C. Por falar em Cristo, a única igreja católica de Beijing é visitada como algo raro. O único lugar que vi uma cruz fora desta igreja, foi no Capital Museum, que estava à venda na lojinha do 2o andar, junto com gravatas horrorosas de seda escritas Jesus.

Você pode perguntar na rua, na Universidade, no restaurante, etc. quem era Jesus e ninguém saberá te dizer. Mas se perguntar quem é Ronaldo ou Ronaldinho, mais da metade te dirá que são brasileiros. Jesus é uma invenção ocidental, muito mais moderna que os Mestres de lá. Interessante, né?

Bom, outra coisa que me impressionou muito lá, é que tudo é Mega. Tudo é para muita gente. Os chineses são muitos, mais muitos mesmo. Beijing tem 13 milhões de habitantes. Entre 15 e 20 por cento deles costumam circular nos parques, ruas e praças do centro. É gente pacas! Você pode pegar o metrô, linha 1 ou 2, no domingo, em qualquer horário e ele estará cheio. Nos primeiros dias eu achava que era só o vagão e esperava outro trem para ver se viria mais vazio. Nada disto, vinha cheio também. E era entrar ou ir de outra condução.

Algo que me chamou a atenção são hábitos diferente dos nossos, que podemos até dizer, sob nossa ótica, que são falta de educação, ou respeito: - arrotar em qualquer lugar; escarrar no chão; e soltar pum. Como sou um Ser sofisticado, dei nomes mais nobres para cada um deles: - para arrotar, chamava de ajuste da pressão interna do sistema digestivo superior; para o escarro, higiene pulmonar matinal, vespertina ou noturna, pois o som e quantidade de muco varia de acordo com o aumento da poluição; para o pum, chamava ajuste da pressão interna do aparelho digestivo terminal.

Os brasileiros que não compreenderam as diferenças de costumes, chamavam todos de porcos em português, cada vez que viam um chinês fazendo algo assim, e eu apenas pedia a eles um pouco de compreensão para a atuação biológica necessária dos seres de olhos puxados (risos).

É isto aí! Depois conto mais particularidades desta China.

Seja Feliz!

Abraços, by Marcos Souza Aranha


Publicado às 18h15.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]


Olá Amigos do Bem!

Cheguei!

Com exclamação e tudo, pois a viagem de Beijing para São Paulo foi loooooooooonga.

Saímos da Universidade na 2a feira, dia 30, ao meio dia, para pegar o vôo da Dragon Air que iria decolar para Hong Kong às 15h20. Sabe como é a relação de brasileiro com excesso de peso de bagagem, né? É sempre bom chegar cedo e evitar transtornos de últimas horas. Como tinha 15 quilos de livros chineses, sabia que iria enfrentar desafios na balança, e não deu outra. A companhia aérea mandou eu tirá-los da malas e colocá-los numa sacola de plástico que vendem no próprio saguão de embarque. Aprendi que chinês também tem estas coisas em comum com brasileiros (risos).
 
Durante os vinte dias de nossa estadia em Beijing havia chovido apenas duas noites, o que era ótimo para limpar a terrível poluição do ar e sujeira das ruas (nas cidades da China que conheci notei que não tinham serviço de limpeza pública como aqui (sim, existe pior sujeira), nem as pessoas limpam a frente de suas casas).
 
Pois não é que no caminho para o aeroporto começou a garoar, e depois caiu uma tempestade sem parar mais, alagando a pista e fechando o aeroporto.
Para fazer curta uma longa história, ficamos presos no aeroporto sem informação de vôos, até que depois de muita briga, gritos e quase tapas da nossa agente de viagens, experiente com os aeroportos brasileiros que estamos cansados de ter estes problemas, conseguimos trocar o vôo da Dragon Air, para viajarmos pela Air China, num novíssimo 777, que sairia à meia noite e meia.
Disse sairia, pois saímos à 1h35 da madruga, ou seja, depois de 13 horas e meia de nossa saída da Universidade. Estavamos cansados, estressados até.
Entramos molhados no avião, pois o embarque foi por escada, num chão com 5 centímetros de água, chuva forte e ventos.
Só decolamos porque o piloto era chinês e não enchergava bem o que estava acontecendo lá fora. Acredito que aqui o piloto arrregaria e nem de pés de pato decolaria.
 
Chegamos em Hong Kong às 4h39 da manhã do dia 31, terça-feira, depois de um vôo agitado pelos ventos. Como havíamos perdido o vôo de conexão para a Africa do Sul e Brasil, tivemos que ficar o dia inteiro lá, fazendo hora para o embarque que seria apenas às 23h50.
 
Até aqui haviam se passado 16h39 de viagem.
 
Às 6h00 da manhã, decidimos sair do aeroporto e ir para a cidade. Aproveitamos para tomar banho, cochilar 2 horas no hotel, e fomos conhecer a cidade. Parecíamos zumbis empurrando animadamente os corpos pelas ruas fantásticas de HK. Valeu esta parada. Imaginem a perfeição de Londres no Oriente, e entenderá um pouco o yin-yang equilibrado de HK. É fantástica!
 
Bom, às 19h00 voltamos para o aeroporto. Descobrimos mais problemas ao chegar. A South African Airlines do Brasil havia feito as reservas em classe errada, e como era fim de férias, não poderíamos embarcar, dado o over-booking. Mais uma vez, nossa agente de viagens se pegou com a gerente da South African do Brasil e Asia e conseguimos os boarding passes a menos de 20 minutos do embarque. Ufa!!!! Pensamos que ficaríamos mais um dia lá. Eu já tinha até planejado conhecer Macau no caso de perdermos o avião, mas ficará para a próxima viagem.
 
Embarcamos às 23h40 do dia 31, terça-feira, com destino a Joahnnesburg, para conexão ao Brasil.
 
Até aqui haviam se passado 36h19 de viagem.
 
Mais uma viagem longa, aproximadamente 12 e alguns minutos de vôo, numa poltrona que não reclinava, entre dois koreanos que não falavam nenhuma outra língua que a sua própria. Me diverti aprendendo koreano com eles até que um dormi e soltou um pum fedidérrimo. Tive de cotovelá-lo, reclamar (descobri que o gesto da mão balançando na frente do nariz é universal) e o mandei ao banheiro. Se ele falasse português tinha mando ele ir cagar no mato sem paraquedas. Êta neguinho porco...
 
Às 12h55 (meio dia e 55 minutos), do dia 01, posamos em Johannesburg.
 
Até aqui haviam se passado 49h54 de viagem.
 
Almocei um prato maravilhoso de lulas enquanto todos tomavam café da manhã, e achavam muito estranha minha refeição.
Para mim, que seguia a hora da China, não era estranha não, mas para eles que eram 7h30 da manhã, era muito sim.
 
Saímos de Johannesburg com pequeno atraso, às 16h30 (hora China), para enfrentar mais 11h30 de vôo. Ao meu lado, dois indianos, que trabalham com reparo de poços de gás pelo mundo, que já não tomavam banho há dois dias, pois estavam viajando de carro, trem e avião desde que saíram da casa deles. Deu para sentir o drama de olfato que enfrentaria nas próxima metade de um dia ao lado desses Seres?
Viajei de costas para os caras para ficar com o nariz virado para o corredor, mesmo assim precisei enfiar Vick Vaporub no nariz duas vezes (por sinal, esta é uma dica que dou aqui no blog: leve sempre Vicky a bordo, pois ajuda a manter a humidade no nariz e elimina quase todos os odores desagradáveis).
 
Finalmente, cheguei ao Brasil, dia 02 de agosto, às 16h00, horário da China, após ter saído de lá dia 30 às 12h00.
 
Até chegar em casa, haviam se passado 80 horas de viagem desde minha saída da Universidade de Beijing.
 
Foi looooooooonga a viagem, concorda?
 
Hoje, vivi o dia 02 novamente, pelo horário daqui. Uma sensação diferente: viver o mesmo dia 02 de agosto, duas vezes na vida...
Sim, foram duas noites, dois cafés da manhã, duas manhãs, dois almoços e duas tarde do dia 02.
Para a feliciade da minha nutricionista, o jantar será um só... uma bela pizza de muzzarela que só o Camelo sabe fazer.
 
Mas toda esta longa viagem compensou por tudo que vivenciei na China durante este último mês.
A palavra que encontrei para resumir a China foi fascinante.
 
Temos que vivenciá-la com a cabeça de um chinês, sem compará-la a nada, senão podemos deixar de aproveitá-la na sua plenitude.
Nos próximos dias contarei um pouco desta jornada.
 
Seja Feliz! Todos os Seres, no Brasil, na China e no Mundo, merecem ser felizes.
 
Abraços paulistanos, by Marcos Souza Aranha

Publicado às 17h41.
Antes de agir, pergunte-se: estou consciente das consequencias e responsabilidades do meu ato?




[[ Clique aqui e indique para um amigo. ]]

 
Previsão do dia



Linha Direta do Bem.

Clique aqui para nos escrever, mandar textos, sugestões, dicas do Bem, e elogios.

Outros sites
 Desenvolvimento Negócios & RH
 OW4Y Consulting
 ONG- SIDARTA -Educação
 ONG - Instituto Vladimir Herzog
 ONG- Corpore
 ONG Lua Nova
 ONG- Projeto Mutação
 ONG- Viva e Deixe Viver
 ONG - ADD - Assoc.Desportiva de Deficientes -
 ONG- Constelação
 ONG Casa do Sol
 ONG Teu sonho- meu sonho
 UOL
 Lembranças do capitão




Votação
Vote! Clique aqui e dê uma nota de 0 a 10 para o blog do Bem.


Histórico
11/08/2013 a 17/08/2013
04/08/2013 a 10/08/2013
10/02/2013 a 16/02/2013
12/08/2012 a 18/08/2012
05/08/2012 a 11/08/2012
03/06/2012 a 09/06/2012
22/04/2012 a 28/04/2012
11/03/2012 a 17/03/2012
17/07/2011 a 23/07/2011
05/06/2011 a 11/06/2011
15/05/2011 a 21/05/2011
27/03/2011 a 02/04/2011
27/02/2011 a 05/03/2011
20/02/2011 a 26/02/2011
26/12/2010 a 01/01/2011
19/12/2010 a 25/12/2010
07/11/2010 a 13/11/2010
31/10/2010 a 06/11/2010
03/10/2010 a 09/10/2010
19/09/2010 a 25/09/2010
01/08/2010 a 07/08/2010
13/06/2010 a 19/06/2010
06/06/2010 a 12/06/2010
09/05/2010 a 15/05/2010
02/05/2010 a 08/05/2010
21/03/2010 a 27/03/2010
14/03/2010 a 20/03/2010
07/03/2010 a 13/03/2010
07/02/2010 a 13/02/2010
13/12/2009 a 19/12/2009
06/12/2009 a 12/12/2009
15/11/2009 a 21/11/2009
08/11/2009 a 14/11/2009
01/11/2009 a 07/11/2009
18/10/2009 a 24/10/2009
11/10/2009 a 17/10/2009
27/09/2009 a 03/10/2009
20/09/2009 a 26/09/2009
13/09/2009 a 19/09/2009
06/09/2009 a 12/09/2009
23/08/2009 a 29/08/2009
16/08/2009 a 22/08/2009
02/08/2009 a 08/08/2009
26/07/2009 a 01/08/2009
19/07/2009 a 25/07/2009
12/07/2009 a 18/07/2009
05/07/2009 a 11/07/2009
28/06/2009 a 04/07/2009
21/06/2009 a 27/06/2009
14/06/2009 a 20/06/2009
07/06/2009 a 13/06/2009
31/05/2009 a 06/06/2009
24/05/2009 a 30/05/2009
17/05/2009 a 23/05/2009
10/05/2009 a 16/05/2009
03/05/2009 a 09/05/2009
26/04/2009 a 02/05/2009
19/04/2009 a 25/04/2009
05/04/2009 a 11/04/2009
29/03/2009 a 04/04/2009
22/03/2009 a 28/03/2009
15/03/2009 a 21/03/2009
08/03/2009 a 14/03/2009
01/03/2009 a 07/03/2009
22/02/2009 a 28/02/2009
15/02/2009 a 21/02/2009
08/02/2009 a 14/02/2009
01/02/2009 a 07/02/2009
25/01/2009 a 31/01/2009
18/01/2009 a 24/01/2009
11/01/2009 a 17/01/2009
04/01/2009 a 10/01/2009
28/12/2008 a 03/01/2009
21/12/2008 a 27/12/2008
14/12/2008 a 20/12/2008
07/12/2008 a 13/12/2008
30/11/2008 a 06/12/2008
23/11/2008 a 29/11/2008
16/11/2008 a 22/11/2008
09/11/2008 a 15/11/2008
02/11/2008 a 08/11/2008
26/10/2008 a 01/11/2008
19/10/2008 a 25/10/2008
12/10/2008 a 18/10/2008
05/10/2008 a 11/10/2008
28/09/2008 a 04/10/2008
21/09/2008 a 27/09/2008
14/09/2008 a 20/09/2008
07/09/2008 a 13/09/2008
31/08/2008 a 06/09/2008
24/08/2008 a 30/08/2008
17/08/2008 a 23/08/2008
10/08/2008 a 16/08/2008
03/08/2008 a 09/08/2008
27/07/2008 a 02/08/2008
20/07/2008 a 26/07/2008
13/07/2008 a 19/07/2008
06/07/2008 a 12/07/2008
22/06/2008 a 28/06/2008
15/06/2008 a 21/06/2008
08/06/2008 a 14/06/2008
01/06/2008 a 07/06/2008
25/05/2008 a 31/05/2008
18/05/2008 a 24/05/2008
11/05/2008 a 17/05/2008
04/05/2008 a 10/05/2008
27/04/2008 a 03/05/2008
13/04/2008 a 19/04/2008
06/04/2008 a 12/04/2008
30/03/2008 a 05/04/2008
23/03/2008 a 29/03/2008
16/03/2008 a 22/03/2008
09/03/2008 a 15/03/2008
24/02/2008 a 01/03/2008
17/02/2008 a 23/02/2008
10/02/2008 a 16/02/2008
03/02/2008 a 09/02/2008
27/01/2008 a 02/02/2008
20/01/2008 a 26/01/2008
13/01/2008 a 19/01/2008
06/01/2008 a 12/01/2008
30/12/2007 a 05/01/2008
23/12/2007 a 29/12/2007
16/12/2007 a 22/12/2007
09/12/2007 a 15/12/2007
02/12/2007 a 08/12/2007
25/11/2007 a 01/12/2007
18/11/2007 a 24/11/2007
11/11/2007 a 17/11/2007
04/11/2007 a 10/11/2007
28/10/2007 a 03/11/2007
21/10/2007 a 27/10/2007
14/10/2007 a 20/10/2007
07/10/2007 a 13/10/2007
30/09/2007 a 06/10/2007
23/09/2007 a 29/09/2007
16/09/2007 a 22/09/2007
09/09/2007 a 15/09/2007
02/09/2007 a 08/09/2007
26/08/2007 a 01/09/2007
19/08/2007 a 25/08/2007
12/08/2007 a 18/08/2007
05/08/2007 a 11/08/2007
29/07/2007 a 04/08/2007
22/07/2007 a 28/07/2007
15/07/2007 a 21/07/2007
08/07/2007 a 14/07/2007
24/06/2007 a 30/06/2007
17/06/2007 a 23/06/2007
10/06/2007 a 16/06/2007
03/06/2007 a 09/06/2007
27/05/2007 a 02/06/2007
20/05/2007 a 26/05/2007
13/05/2007 a 19/05/2007
06/05/2007 a 12/05/2007
29/04/2007 a 05/05/2007
22/04/2007 a 28/04/2007
15/04/2007 a 21/04/2007
08/04/2007 a 14/04/2007
01/04/2007 a 07/04/2007
25/03/2007 a 31/03/2007
18/03/2007 a 24/03/2007
11/03/2007 a 17/03/2007
04/03/2007 a 10/03/2007
25/02/2007 a 03/03/2007
18/02/2007 a 24/02/2007
11/02/2007 a 17/02/2007
04/02/2007 a 10/02/2007
21/01/2007 a 27/01/2007
14/01/2007 a 20/01/2007
07/01/2007 a 13/01/2007
31/12/2006 a 06/01/2007
24/12/2006 a 30/12/2006
17/12/2006 a 23/12/2006
10/12/2006 a 16/12/2006
03/12/2006 a 09/12/2006
26/11/2006 a 02/12/2006
19/11/2006 a 25/11/2006
12/11/2006 a 18/11/2006
05/11/2006 a 11/11/2006
29/10/2006 a 04/11/2006
22/10/2006 a 28/10/2006
15/10/2006 a 21/10/2006
08/10/2006 a 14/10/2006
01/10/2006 a 07/10/2006
24/09/2006 a 30/09/2006
17/09/2006 a 23/09/2006
10/09/2006 a 16/09/2006
03/09/2006 a 09/09/2006
20/08/2006 a 26/08/2006
13/08/2006 a 19/08/2006
06/08/2006 a 12/08/2006
30/07/2006 a 05/08/2006
23/07/2006 a 29/07/2006
16/07/2006 a 22/07/2006
09/07/2006 a 15/07/2006
02/07/2006 a 08/07/2006
25/06/2006 a 01/07/2006
18/06/2006 a 24/06/2006
11/06/2006 a 17/06/2006
04/06/2006 a 10/06/2006
28/05/2006 a 03/06/2006
21/05/2006 a 27/05/2006
14/05/2006 a 20/05/2006
07/05/2006 a 13/05/2006
30/04/2006 a 06/05/2006
23/04/2006 a 29/04/2006
16/04/2006 a 22/04/2006
09/04/2006 a 15/04/2006
02/04/2006 a 08/04/2006
26/03/2006 a 01/04/2006
19/03/2006 a 25/03/2006
12/03/2006 a 18/03/2006
05/03/2006 a 11/03/2006
26/02/2006 a 04/03/2006
19/02/2006 a 25/02/2006
12/02/2006 a 18/02/2006
05/02/2006 a 11/02/2006
29/01/2006 a 04/02/2006
22/01/2006 a 28/01/2006
15/01/2006 a 21/01/2006
08/01/2006 a 14/01/2006
01/01/2006 a 07/01/2006
25/12/2005 a 31/12/2005
18/12/2005 a 24/12/2005
11/12/2005 a 17/12/2005
04/12/2005 a 10/12/2005
27/11/2005 a 03/12/2005
20/11/2005 a 26/11/2005
13/11/2005 a 19/11/2005
06/11/2005 a 12/11/2005
30/10/2005 a 05/11/2005
23/10/2005 a 29/10/2005
16/10/2005 a 22/10/2005
09/10/2005 a 15/10/2005
02/10/2005 a 08/10/2005
25/09/2005 a 01/10/2005
18/09/2005 a 24/09/2005
11/09/2005 a 17/09/2005
04/09/2005 a 10/09/2005
28/08/2005 a 03/09/2005
21/08/2005 a 27/08/2005
14/08/2005 a 20/08/2005
07/08/2005 a 13/08/2005
31/07/2005 a 06/08/2005
24/07/2005 a 30/07/2005
17/07/2005 a 23/07/2005
10/07/2005 a 16/07/2005
03/07/2005 a 09/07/2005
26/06/2005 a 02/07/2005
19/06/2005 a 25/06/2005
12/06/2005 a 18/06/2005
05/06/2005 a 11/06/2005
29/05/2005 a 04/06/2005
22/05/2005 a 28/05/2005
15/05/2005 a 21/05/2005
08/05/2005 a 14/05/2005
24/04/2005 a 30/04/2005
17/04/2005 a 23/04/2005
10/04/2005 a 16/04/2005
03/04/2005 a 09/04/2005
27/03/2005 a 02/04/2005
20/03/2005 a 26/03/2005
13/03/2005 a 19/03/2005
06/03/2005 a 12/03/2005
27/02/2005 a 05/03/2005
20/02/2005 a 26/02/2005
13/02/2005 a 19/02/2005
06/02/2005 a 12/02/2005
30/01/2005 a 05/02/2005
23/01/2005 a 29/01/2005
16/01/2005 a 22/01/2005
09/01/2005 a 15/01/2005
02/01/2005 a 08/01/2005
26/12/2004 a 01/01/2005
19/12/2004 a 25/12/2004
12/12/2004 a 18/12/2004
05/12/2004 a 11/12/2004
28/11/2004 a 04/12/2004
21/11/2004 a 27/11/2004
14/11/2004 a 20/11/2004
07/11/2004 a 13/11/2004
31/10/2004 a 06/11/2004
24/10/2004 a 30/10/2004
17/10/2004 a 23/10/2004
10/10/2004 a 16/10/2004
03/10/2004 a 09/10/2004
26/09/2004 a 02/10/2004
19/09/2004 a 25/09/2004
12/09/2004 a 18/09/2004
05/09/2004 a 11/09/2004
29/08/2004 a 04/09/2004
22/08/2004 a 28/08/2004
15/08/2004 a 21/08/2004
11/07/2004 a 17/07/2004
04/07/2004 a 10/07/2004
27/06/2004 a 03/07/2004
20/06/2004 a 26/06/2004
13/06/2004 a 19/06/2004
06/06/2004 a 12/06/2004
30/05/2004 a 05/06/2004
23/05/2004 a 29/05/2004
16/05/2004 a 22/05/2004
09/05/2004 a 15/05/2004
02/05/2004 a 08/05/2004
25/04/2004 a 01/05/2004
18/04/2004 a 24/04/2004
11/04/2004 a 17/04/2004
04/04/2004 a 10/04/2004
28/03/2004 a 03/04/2004
21/03/2004 a 27/03/2004
14/03/2004 a 20/03/2004
07/03/2004 a 13/03/2004
29/02/2004 a 06/03/2004
22/02/2004 a 28/02/2004
15/02/2004 a 21/02/2004